Porto Alegre será palco da quarta edição do Seminário de Governança Corporativa. O evento, marcado para a próxima sexta-feira (23), é realizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em parceria com a Amcham Brasil Porto Alegre.
O objetivo do seminário é abordar a importância da adoção das boas práticas de governança para um público formado por agentes integrantes desse ecossistema, incluindo acionistas, herdeiros, diretores, conselheiros e demais stakeholders.
A programação trará temas sobre empresas e famílias empresárias, conselheiros independentes, diversidade e inovação, e contará com a participação, entre outros convidados, de Ricardo Setubal, presidente do conselho de administração do IBGC; Beatriz Johannpeter, consultora e membro da família Gerdau Johannpeter; Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza; Nelson Pacheco Sirotsky, presidente da Maromar Investimentos e membro do conselho do Grupo RBS; e de Jorge Gerdau Johannpeter, membro do Grupo de Controle da Gerdau.
“O mercado de empresas familiares no Rio Grande do Sul está passando por grandes transformações, incluindo aquelas atreladas à sucessão de líderes, principalmente da segunda para a terceira geração. Além disso, elas também têm que lidar com as diferenças características existentes entre essas gerações e a figura do fundador”, explica o coordenador geral do capítulo Rio Grande do Sul do IBGC, Leonardo Wengrover. “Para que elas possam tomar as melhores decisões diante desses desafios, é necessário adotar um programa bem estruturado de governança. Um dos objetivos do seminário é justamente disseminar esse conhecimento.”
O evento terá início às 8h, no Teatro da Unisinos (Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1.600 – Boa Vista – Porto Alegre – RS). As inscrições podem ser realizadas no site do IBGC, pelo link: .
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3185 4200 (São Paulo) e (11) 4020-1733 (demais localidades) ou pelo e-mail mailto:[email protected]
Sobre o IBGC
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil, é a principal referência brasileira e uma das principais referências mundiais em Governança Corporativa. Há 22 anos, contribui para o desempenho sustentável das organizações por meio da geração e disseminação de conhecimento das melhores práticas em governança corporativa, influenciando e representando os mais diversos agentes, visando uma sociedade melhor.
O IBGC conta com mais de 1.700 associados entre conselheiros de administração, empresários, acadêmicos, executivos e empresas listadas e familiares, que participam, voluntariamente, na produção de publicações e pesquisas, que podem ser encontradas no portal do conhecimento. O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, por meio do qual os conselheiros passam a integrar o Banco de Conselheiros Certificados, uma ferramenta útil para organizações que buscam executivos qualificados.
Com sede em São Paulo, o instituto atua regionalmente por meio de sete capítulos, localizados no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino America (IGCLA) e o Global Network of Director Institutes (GNDI – www.gndi.org), grupo que congrega institutos relacionados à Governança e conselho de administração ao redor do mundo.