Mesmo saindo na frente, o Grêmio perdeu por 2 a 1 para o Atlético-PR na noite deste sábado, ao jogar na Arena da Baixada, no Paraná, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo começou muito movimentado. Mesmo escalado com os reservas, já que os titulares foram poupados para a disputa da Copa Libertadores da América, o Tricolor foi pra cima e, logo aos 4 minutos de jogo, Pepê acertou a trave dos paranaenses depois de receber bom passe de Cícero.
Pouco tempo depois, aos 7 minutos, o lateral Leonardo Gomes cobrou falta da direita e o zagueiro Paulo Miranda foi empurrado dentro da área por Léo Pereira. O árbitro marcou o pênalti e Cícero cobrou para abrir o placar.
A vantagem estabelecida bem cedo poderia acarretar em tranquilidade para o Grêmio durante a partida, mas não foi o que aconteceu. Os donos da casa partiram para cima e muito rapidamente passaram a dominar as ações no campo. O principal nome do ataque do Furacão na primeira etapa foi Pablo, que investiu com bastante força e velocidade para cima da defesa gaúcha.
E foi justamente o atacante rubro-negro o responsável por estabelecer o empate do At;ético. Em uma bela jogada, ela dominou dentro da área, de costas para a marcação de Bressan e, girou em cima do zagueiro para ajeitar o corpo e acertar belo chute no canto do goleiro Paulo Victor.
Para a segunda etapa o técnico do Furacão resolveu dar gás renovado à equipe colocando Bruno Nazário e Bruno Guimarães nos lugares de Nicão e Wellington. Na dupla de Brunos, o que deu resultado foi o Nazário. O meia fez boa combinação com Jonathan, deixando o lateral à vontade para passar por Marcelo Oliveira, invadir a área e desviar a bola para marcar o 2 a 1.
Renato Portaluppi, que já havia retirado Marinho do time para colocar Thonny Anderson em seu lugar, após ver o placar adverso estabelecido decidiu mandar a campo o meia Jean Pierre na vaga de Douglas. A intensa foi ter mais movimentação e capacidade física na criação de jogadas, já que Douglas não apresentou bom desempenho na armação.
A medida fez com que o Tricolor tivesse mais a bola e diminuísse a diferença de posse de bola para os donos da casa. Mas o time não conseguia ter bom volume de jogadas ofensivas para preocupar a defesa do Atlético. Aos 38 minutos, o garoto Lincoln entrou no lugar de Thaciano, mas sem entrosamento, a equipe não conseguiu buscar o empate.
O resultado negativo fez o time de Renato estacionar nos 38 pontos e passar a se preocupar com o restante da 21ª rodada, já que pode ser alcançado na tabela pelo Atlético Mineiro e até mesmo ser ultrapassado pelo Palmeiras, perdendo, assim, a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro.