Em ação para coibir a circulação de mercadorias em situação irregular no Rio Grande do Sul, a Receita Estadual interceptou dois veículos transportando joias e semijoias avaliadas em quase R$ 3 milhões. A abordagem ocorreu na quinta-feira (4) no Posto Fiscal Passo do Socorro, localizado na BR-116, em Vacaria, na divisa com Santa Catarina. A autuação foi superior a R$ 500 mil, incluindo o ICMS devido e multas.
Em um dos veículos, as joias e semijoias em ouro e prata estavam desacompanhadas de qualquer documentação fiscal que acobertasse a operação. No outro, havia documentação, porém com divergências na quantidade e nos valores das mercadorias.
Conforme a Receita Estadual, a prática traz prejuízo financeiro e concorrência desleal entre empresas do setor, impactando negativamente no desenvolvimento econômico gaúcho.
A ação é resultado do acompanhamento permanente conduzido pela 15ª DRE – DTM (Delegacia do Trânsito de Mercadorias). A Delegacia desenvolve atividades de monitoramento e intervenções seletivas, com o emprego de tecnologia e inteligência artificial.
O trabalho também ocorre de maneira integrada a órgãos de fiscalização federais, estaduais, municipais e de segurança pública. O objetivo, segundo o órgão, é seguir incrementando o controle do fluxo interno e interestadual de veículos e cargas.