Projeto social da Coca-Cola FEMSA Brasil beneficia cerca de duas mil pessoas

A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, trouxe pela segunda vez a Porto Alegre o seu projeto nacional Praça da Cidadania. A iniciativa foi realizada no último final de semana, na Escola Municipal de Ensino Básico Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi. A organização do evento e entidades parceiras contabilizaram cerca de dois mil atendimentos gratuitos de saúde, beleza, nutrição, reciclagem e segurança no trânsito. A Praça da Cidadania ainda contou com atividades físicas e de entretenimento para adultos e crianças.

No palco, destaque para a apresentação de Renato Borghetti e a sua Fábrica de Gaiteiros. O projeto do acordeonista gaúcho é voltado para jovens entre 7 e 15 anos de idade e desenvolve músicos interessados no acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. Nele, os alunos participam da fabricação dos instrumentos, realizada com madeira certificada de eucalipto proveniente de plantios renováveis, e depois frequentam aulas para aprender as técnicas de como tocar o instrumento.

A Fábrica de Gaiteiros atualmente acontece nos municípios gaúchos de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel, Bagé e Lagoa Vermelha. Em Santa Catarina, o projeto está presente nas cidades de Lages e Blumenau e atende ao todo de mais de 500 jovens nos dois estados. A apresentação dos integrantes com a participação de Renato Borghetti foi ovacionada pelo público durante a Praça da Cidadania (foto).

Todas as atividades e atendimentos realizados à população, além de gratuitos, foram feitos de maneira voluntária. A iniciativa reuniu diversos profissionais e representantes de entidades e instituições privadas, empresas parceiras e colaboradores da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Sustentabilidade e responsabilidade social

A empresa vem ampliando sua atuação e participação em ações sociais e de sustentabilidade no Rio Grande do Sul. No último ano, a Coca-Cola FEMSA Brasil promoveu em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, uma capacitação voltada a entidades sociais sobre gestão de projetos e prestação de contas. O objetivo era prepará-las para participar de editais e licitações públicas ou privadas. Também entrou no calendário de ações o lançamento do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’, que selecionou projetos para receber aportes da companhia nas principais cidades onde ela atua em todo o País.

Em Porto Alegre, iniciativas da Fundação O Pão dos Pobres e do Centro Cultural Marli Medeiros receberam investimentos. O Pão dos Pobres está promovendo um curso de Corte, Costura e Modelagem Sustentável para mulheres. Já o Centro Marli Medeiros irá oferecer aulas gratuitas de Jiu Jitsu para crianças e adolescentes da Vila Pinto, no bairro Bom Jesus.

Em 2019, as duas iniciativas – capacitação de ONGs e Edital de financiamento de projetos – irão se repetir ainda no primeiro semestre.