A Prefeitura de Canoas finalizou, neste sábado (14), o reparo do dique Rio Branco/Fátima. O projeto faz parte do chamado “Cinturão de Diques de Canoas”. Esta é a primeira obra de sistema de proteção concluída no Rio Grande do Sul após as enchentes.
Após o rompimento do dique em 4 de maio, a prefeitura iniciou um reparo provisório, essencial para escoar as águas acumuladas e fazer de Canoas a primeira cidade a ficar 100% seca em menos de 30 dias.
O conserto definitivo começou em setembro e envolveu limpeza da área, construção de uma parede de concreto, instalação de manta impermeável e colocação de novas estruturas de concreto.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância da entrega. “Este dique é fundamental para proteger os bairros Rio Branco e Fátima. Compreendemos a urgência dessas obras e, por isso, Canoas foi a primeira cidade a iniciar e concluir os trabalhos. Temos sete obras em andamento e outras três previstas para 2024, garantindo a proteção completa da cidade”, afirmou.
Próximas etapas
A conclusão do reparo no dique Rio Branco permitirá, portanto, a ampliação da estrutura. Estão em análise trechos entre a avenida Guilherme Schell e a rua Primavera, além do trecho que conecta a Primavera ao V Comar.
Além disso, o Cinturão de Diques de Canoas segue com frentes de trabalho em diversas áreas, totalizando investimentos de R$ 1 bilhão, assegurados pelos governos Estadual e Federal. As obras devem avançar ao longo de 2025, conforme a prefeitura.