Foi reaberto na manhã desta terça-feira de Carnaval (28) o Pronto-Atendimento Bom Jesus, zona Leste de Porto Alegre. O centro de saúde fechou entre a noite de domingo e a madrugada de hoje por causa de um tiroteio em frente do local.
Segundo médicos que estavam na instituição no momento do confronto, foram ao menos 100 disparos de arma de fogo, possivelmente de metralhadora. Um dos tiros atingiu uma janela da sala de observação intermediária, onde os pacientes são avaliados, e, por pouco, não feriu um dos pacientes, funcionários ou médicos.
Uma viatura da Guarda Municipal deve ficar em frente ao posto de atendimento até o meio-dia de quarta-feira (1º de março). Depois, câmeras de videomonitoramento devem ser instaladas no entorno do posto após a realização de um estudo por parte da Prefeitura de Porto Alegre.
Outras medidas também estão sendo estudadas, como a construção de um muro de alvenaria em frente do prédio e até a blindagem dos vidros das janelas. As medidas serão ainda avaliadas pela administração municipal.
Com a ocorrência de domingo, o Simers contabiliza dez casos de violência próximo ou dentro de unidades de saúde no Estado. Do total, seis foram em Porto Alegre. No mesmo período de 2016, havia sido apenas um caso e havia ocorrido na Capital. Desde 2014, são 72 casos de violência no setor, 48 deles em Porto Alegre.