Cotidiano

Porto Alegre entra em período de instabilidade e risco de chuva forte, alerta Ceic-Metroclima

Nesta sexta-feira (10), o Rio Grande do Sul ingressou em um período de muita instabilidade. Porto Alegre não se encontra nas áreas de maior risco, mas podem haver momentos com chuva de intensidade forte a intensa e, até mesmo, temporais. Modelos indicam que esta instabilidade deva durar até a terça-feira (14).

De acordo com o Sistema Ceic-Metroclima, o ar muito quente e úmido, combinado com áreas de baixa pressão, deixa a atmosfera propícia a episódios de chuva torrencial de curta duração. No sábado (11) e no domingo (12), com temperaturas máximas diárias em torno dos 35ºC, não se pode descartar chuvas passageiras devido a este forte aquecimento e à sensação de abafamento.

Segundo os meteorologistas, as chuvas da segunda-feira (13) devem ser espalhadas ao longo do dia, com possíveis intervalos de melhoria.

Previsão do tempo para os próximos dias

Sábado, 11: sol aparece com nuvens em meio a períodos de maior nebulosidade em dia quente e muito abafado. Devido ao forte calor não se pode afastar chuva passageira. Mínimas ao redor de 23ºC e máximas, em geral, entre 32ºC e 34ºC.

Domingo, 12: mais uma jornada muito quente e com forte abafamento na Capital. O sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade. Em razão do forte aquecimento não é possível se descartar chuva na segunda metade do dia. Mínimas em torno dos 23ºC e máximas de 32ºC a 34ºC, ocasionalmente superiores em alguns bairros.

Segunda, 13: no decorrer do dia, muitas nuvens e chuva que pode ser forte e vir com trovoadas. Ocorrem intervalos de melhoria. Como a instabilidade ocorre a qualquer hora, a projeção de temperatura máxima tem baixa confiabilidade. Modelos divergem muito e apresentam projeções de máximas tão distintas quanto 28ºC a 35ºC. As mínimas devem ficar ao redor de 24ºC a 25ºC e as máximas estimamos deve ficar em torno de 30ºC a 32ºC.