Apesar das ruas cheias de buracos, a Prefeitura de Porto Alegre tem uma novidade para os motoristas: em breve, usuários dos estacionamentos rotativos poderão fazer os pagamentos utilizando cartões de crédito, débito ou pré-pagos.
A Prefeitura de Porto Alegre assinou nesta quarta-feira o contrato com a empresa Zona Azul Brasil, que vai operar o estacionamento rotativo na cidade.
“A tecnologia vai abrir portas para muitas outras soluções que vamos proporcionar aos porto-alegrenses, inclusive para aqueles que não possuem carro. Esta é mais uma entrega estruturante para a cidade”, ressaltou o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior.
Segundo a prefeitura, serão instalados 220 parquímetros e disponibilizadas 4,2 mil vagas, que serão gerenciadas de maneira digital.
“Voltaremos a ser referência nacional em estacionamento rotativo. Esta é uma forma de democratizar o espaço público e otimizar o serviço”, disse o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
O contrato com a empresa vencedora é de concessão pelo prazo de 10 anos, com valor de outorga (devolução para o município) de 37,32% da receita bruta.
Após a assinatura do contrato, a empresa tem 60 dias para dar a ordem de início e, a partir daí, 180 dias para concluir a instalação dos equipamentos e coloca-los em operação.
Marchezan Júnior usou as redes sociais para divulgar a novidade, mas recebeu várias criticas por causa dos buracos na ruas de Porto Alegre. O numero de elogios foi pequeno.
Funcionalidades:
– Pagamento no equipamento por meio de cartões de crédito, débito, moedas e também por aproximação, conhecida pela sigla NFC (Near Field Communication), dependendo da plataforma bancária do usuário.
– Pagamento por meio de aplicativo gratuito para smartphone com cartão de crédito, débito e boleto bancário. O aplicativo Digipare – Área Azul Digital – é simples e intuitivo.
O usuário cadastra os dados pessoais e dos veículos; seleciona o período de estacionamento desejado de acordo com a sinalização local; consulta créditos e bônus que possui; pode utilizar um alarme no App para avisar quando o período comprado irá vencer e, se precisar estender o tempo e as regras da via permitirem, pode comprar novos créditos, sem a necessidade de voltar no veículo.
– Haverá postos de venda credenciados que aceitarão dinheiro para a emissão do tíquete avulso do rotativo.
– Os valores adquiridos nos parquímetros ou pontos de vendas poderão ser ativados por SMS gratuito ou pelo telefone pela central de relacionamento.
– A fiscalização também se atualizou. Agora será realizada de forma eletrônica pela consulta das placas.