O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, tem programação especial, de sexta-feira (7) a domingo (9), para marcar o feriado da Independência do Brasil, com abertura para visitação do local durante todo o dia e apresentação da Orquestra de Clarins, da Banda da Polícia Militar do estado, feita sobre 13 cavalos, às 16h30 desta sexta-feira (7).
De sexta-feira a domingo, das 18h às 19h, a partir do dia 7 de setembro até o dia 23, apresentações recontarão momentos que antecederam a independência do Brasil. A história será contada na fachada de 65 metros do prédio, que servirá de tela artística para uma projeção de luz. Cada apresentação terá duração de 8 minutos e 30 segundos, recontando a viagem de Dom Pedro I, de Santos até as margens do Ipiranga.
Estão em exposição no palácio mais de 200 obras do Museu do Ipiranga, Pinacoteca do Estado e Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, que fica disponível ao público até 20 de janeiro do ano que vem. A mostra contém peças de valor histórico e cultural e estão divididas entre o hall, o mezanino e o 1º andar do Palácio dos Bandeirantes.
Entre as peças expostas, estão telas de Benedito Calixto e Antonio Ferrigno, móveis das elites paulistas que reproduziram um quarto e uma sala de palacete, uma coleção de 50 ferros de passar roupas e louças. Uma reprodução da tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, faz parte da exposição.
Outra atração é a maquete de gesso do projeto original do Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, feita na década de 1880, que serviu para apresentar o projeto à sociedade e autoridades da época. A maquete tem 5 metros de largura por 1,27 de altura e 3,16 de profundidade, tendo recebido a primeira restauração em quase 140 anos.
Haverá apresentações teatrais tratando dos momentos que antecederam a Independência do Brasil, que acontecerão todos os finais de semana e também neste feriado do Dia da Independência.
A exposição é gratuita e está aberta ao público de terça-feira a domingo, de hora em hora, a partir das 10h até as 16h, até 20 de janeiro de 2019. Educadores acompanham as visitas para contextualizar as obras.
Programação para os dias 7, 8 e 9:
10h – Abertura para visitação com apresentação teatral
16h – Visitação expositiva
16h30 – Apresentação montada da Orquestra de Clarins, da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo (acontecerá apenas uma apresentação, no dia 7)
17h – Encenação da Independência do Brasil com o Batalhão da Cavalaria 9 de Julho – Pelas Ruas de 1822, nos jardins do Palácio.
18h30 – Projeção Mapeada – jardins do Palácio (seguirá nos dias 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de setembro).
19h – Encerramento das atividades