CULTURA E MEIO AMBIENTE

Museu do Carvão apresenta exposição "Lá embaixo era um outro mundo"

Os trabalhos artísticos da exposição resultam da reflexão sobre a produção do carvão e seus impactos sociais e ambientais.

Investigações da artista Isabel Ramil na área externa do Museu do Carvão - Foto: Anna Ortega
Investigações da artista Isabel Ramil na área externa do Museu do Carvão - Foto: Anna Ortega

O Museu do Carvão, instituição vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), apresenta a primeira exposição após as obras de restauração. Com curadoria de Taís Cardoso, a exposição intitulada “Lá embaixo era um outro mundo” será aberta ao público no dia 13 de abril, das 14h às 17h, e ficará em cartaz até 7 de julho, no Museu do Carvão (Rua Profa. Silvana Narvaez, 61 – Centro), em Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera.

A inauguração será feita pela Coordenação do projeto Subsolo: uma residência artística nos arquivos do Museu do Carvão. Esta é a primeira exposição a ocupar o Museu desde as obras de restauração do prédio da Usina. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Sob a curadoria da pesquisadora Taís Cardoso, a exposição apresentará obras inéditas dos artistas visuais Isabel Ramil e Marco Antonio Filho, desenvolvidas durante a residência artística do projeto Subsolo. A pesquisa realizada em janeiro de 2023, em Arroio dos Ratos, teve como objetivo explorar os documentos do arquivo histórico do Museu do Carvão e os aspectos da cidade.

Os trabalhos artísticos da exposição resultam da reflexão sobre a produção do carvão e seus impactos sociais e ambientais. Além disso, haverá uma seleção de imagens do acervo do Museu disponíveis para compartilhar com a comunidade. A artista Maria Helena Bernardes também participará da mostra, com imagens e histórias de sua intervenção realizada em 2001 na cidade.

Taís Cardoso destaca a importância do Museu do Carvão como ponto de partida para a reflexão sobre a região e sua história ligada à mineração. A exposição visa interessar não apenas os amantes das artes, mas também historiadores, geólogos, biólogos e a comunidade em geral.

Durante a abertura da mostra, haverá uma roda de conversa com os artistas e a curadora para discutir as obras expostas e compartilhar as experiências da residência artística. Para facilitar o transporte de Porto Alegre até Arroio dos Ratos, serão oferecidas passagens de ônibus com apoio da empresa Louzada. Os interessados devem se inscrever antecipadamente.

A visitação à exposição poderá ser feita de 15 de abril até 7 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. Escolas e universidades interessadas em agendar visitas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. O projeto Subsolo conta com recursos do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Museu Estadual do Carvão e apoio da empresa de transporte Louzada.