Cotidiano

Municípios dos Vales estão em situação de alerta para cheia de rios

A chuva intensa das últimas 24h, que em algumas cidades se aproximou dos 100 milímetros, causa preocupação da Defesa Civil.

Os municípios do Vale do Rio Taquari e do Caí entraram, nesta quinta-feira (8), em alerta para a possibilidade de cheias de rios. A chuva intensa das últimas 24h, que em algumas cidades se aproximou dos 100 milímetros, causa preocupação.

Em São Sebastião do Caí, atingida por um vendaval na madrugada de hoje, já teve início a retirada de cerca de 10 famílias da região mais baixa da cidade. O Caí está, segundo a última medição, em 11,5 metros.

A Defesa Civil acredita que o leito alcance os 13 metros às 18h. Cerca de 30 militares do Exército auxiliam na remoção dos atingidos. Há exatamente uma semana, a cidade decretou emergência por causa das chuvas do início do mês.

No Vale do Taquari, a situação não é diferente. A Defesa Civil está monitorando o avanço do Rio Taquari, que às 16h, estava em 22,25 metros em Lajeado. Afluentes, como o Arroio Saquará, já saiu da margem e a tendência é de uma cheia de médio a grande porte, conforme os órgãos de prevenção.

Em Estrela, o nível estava em 20,80 metros às 13h e algumas ruas foram interditadas na cidade: Rua Albino Francisco Horn; Estrada Municipal da Cascata; Travessa Muller (Novo Paraíso e São Jacó); Estrada Nicolau T Hoss (próximo à Tangará Foods); Rua João Lino Braun; Rua Mathias Petter Sobrinho; Estrada da Divisa (São Jacó e Linha Wink); Rua Pedro Balduíno Finck; Rua Olinda Mallmann; Estrada Municipal Antônio Barth (RS129); Rua Arnaldo J Diel (fundos do Parque Princesa do Vale).