Cotidiano

Mais de 15 mil pessoas são vacinadas contra febre amarela em Porto Alegre

Em janeiro deste ano, 10.045 doses da vacina contra febre amarela foram aplicadas na rede municipal de saúde em Porto Alegre, conforme os registros efetivados nos sistemas do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Em todo o mês de janeiro de 2016, foram administradas 899 doses de vacina contra a febre amarela. Em fevereiro, o número de doses registradas em um dos sistemas do PNI, são contabilizadas cinco mil doses aplicadas. Esse número é parcial.

Mesmo com o aumento da procura pela vacinação contra a febre amarela, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do Núcleo de Imunizações da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), está mantendo a reposição das doses solicitadas. 118 salas de vacina estão abertas na rede municipal para imunizar a população, de acordo com o esquema vacinal estabelecido no calendário de imunização nacional. Até o momento, não há registro de problemas no abastecimento da vacina contra a febre amarela na Capital.

Devem ser imunizadas, prioritariamente, pessoas que nunca foram vacinadas, aquelas com esquema vacinal incompleto, além de pessoas que vão viajar para áreas de recomendação de vacinação e/ou circulação do vírus amarílico conforme indicação do Ministério da Saúde. Neste caso, a vacinação em pessoas que nunca fizeram vacina contra febre amarela deve ser feita em período não inferior a 10 dias da sua viagem.

Desde 2010, a Capital é área com recomendação da vacina contra febre amarela. Durante todo o ano de 2016, foram aplicadas 36.024 doses da vacina na população de Porto Alegre.