A decisão entre Grêmio e Botafogo pela Libertadores ficou para a próxima quarta-feira (20) na Arena. No Engenhão, no Rio de Janeiro, as duas equipes empataram em 0 a 0 pela primeira partida das quartas de final.
Os dois times fizeram um jogo com muito volume e poucas chances claras de gol. O tricolor gaúcho entrou em campo com dois grandes desfalques: Luan e Geromel. No primeiro tempo, o Grêmio teve mais presença ofensiva do que seu adversário.
Aos 8 minutos, Fernandinho carregou no lado esquerdo, invadiu a área e finalizou na rede pelo lado de fora. Após esse lance, a equipe do técnico Renato Gaúcho continuou em busca do gol. Aos 14, Fernandinho, novamente, recebeu na intermediária e chutou cruzado, mas a bola passou longe de Gatito Fernández.
O Botafogo só foi assustar ao 20 minutos de jogo. Pimpão cruzou da esquerda, Matheus Fernandes chegou desequilibrado na bola e cabeceou para fora. Aos 34, o Grêmio por pouco não abriu o placar. Arthur fez uma jogada incrível e chutou com força, mas o goleiro do Botafogo realizou uma grande defesa.
Para o segundo tempo, o Botafogo voltou com uma postura diferente. O time carioca buscou acelerar mais o jogo, foram cerca de 9 minutos de pressão dos donos da casa. Mas aos poucos o Grêmio conseguiu voltar a controlar a partida.
Aos 33 minutos da etapa final um lance que fez os gremistas suspirarem. Fernandinho completou um cruzamento de voleio. A bola passou por Gatito, mas Carli salvou na linha o que seria o gol gremista.
“Fizemos uma boa partida aqui. E não tomar gols foi um bom resultado”, ressaltou Arthur, após deixar o campo. “O resultado foi muito bom. Infelizmente, não fizemos gols. As oportunidades claras foram do Grêmio, o Marcelo não trabalhou”, disse Renato Gaúcho, durante a coletiva.
“Temos mais uma semana para recuperar nossos jogadores. Não tenho uma equipe, mas um grupo. Hoje foi mais uma prova disso”, ressaltou o treinador ao falar sobre os desfalques.
Botafogo: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Bruno Silva, Matheus Fernandes, Léo Valencia (Marcos Vinicius) e João Paulo (Rodrigo Lindoso); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger. Técnico: Jair Ventura
Grêmio: Marcelo Grohe, Edílson, Bressan, Kannemann e Cortez; Arthur, Jailson, Ramiro, Leonardo Moura (Thyere)e Fernandinho; Lucas Barrios (Everton). Técnico: Renato Gaúcho