Cotidiano

Defesa Civil monitora nível de rios no RS após grande volume de chuva

Rios como Caí, em São Sebastião do Caí, Jacuí, em Eldorado do Sul, e outros como Paranhana e Sinos, nos vales de mesmo nome, não apresentam risco de enchente.

O Rio Grande do Sul teve uma terça-feira (17) de muita chuva, principalmente na parte Leste do Estado. Foram inúmeros os transtornos, como queda de granizo, Trensurb inoperante e muita paciência para quem precisava se locomover com as ruas alagadas.

Por causa da intensidade da chuva, a Defesa Civil está monitorando a situação dos rios gaúchos. Até o momento, porém, não há relatos de situações que geram riscos, segundo o órgão. Rios como Caí, em São Sebastião do Caí, Jacuí, em Eldorado do Sul, e outros como Paranhana e Sinos, nos vales de mesmo nome, não apresentam risco de enchente.

O serviço de fornecimento de energia elétrica não foi afetado pela chuva forte que atingiu o Estado. Conforme a RGE, a RGE Sul e a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul) houveram apenas casos pontuais.

Muita chuva e granizo pontual

A forte chuva das últimas 48h acumulou 96mm em Tramandaí, 88mm em Torres, 65mm em Porto Alegre, 60,2mm em Gramado. Outras cidades da Fronteira Oeste ou do Noroeste não tiveram muita chuva. Destaque para São Borja, onde houve precipitação de 14mm e apenas 4,4mm em Santa Rosa.

Em Caseiros, no Norte do Estado, ao menos 20 residências foram danificadas por um temporal de granizo. Segundo a Defesa Civil, lonas foram distribuídos aos moradores.