Os funcionários da Cootravipa, cooperativa responsável por várias áreas da limpeza urbana de Porto Alegre, paralisaram suas atividades na manhã desta sexta-feira (10), após não receberem seus salários de janeiro. Com a manifestação, a Capital ficou sem recolhimento de lixo da coleta seletiva até às 12h.
A paralisação dos servidores foi motivada pelo atraso no pagamento dos salários de janeiro. Com o repasse de R$ 3 milhões por parte da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a Cootravipa encaminhou a quitação dos vencimentos e os serviços de coleta seletiva foram retomados.
Conforme o secretário municipal dos Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, os salários são pagos no dia 10 e não atrasaram. No entanto, conforme apurou a reportagem, os valores normalmente já estão disponíveis nas primeiras horas da manhã, o que não ocorreu. O receio de que os vencimentos ficassem em aberto também foi fator para a paralisação.
Cerca de 500 servidores que atuam na limpeza urbana ficaram parados nas primeiras hora da manhã. Conforme a Cootravipa, a coleta seletiva não foi prejudicada na Capital, porque o trabalho foi concluído ao longo do dia.