Chega a 67 o número de casos de Covid-19 no Instituto Penal de São Leopoldo

Chega a 67 o número de casos de Covid-19 no Instituto Penal de São Leopoldo

Após registrar 67 casos de Covid-19 em apenados do regime semiaberto do Instituto Penal de São Leopoldo (IPSL), 109 apenados do regime semiaberto passaram para prisão domiciliar. Agentes da Susepe terminaram nessa terça (30) a instalação de tornozeleiras eletrônicas nos detentos. O trabalho foi realizado em quatro dias.

A ação foi implementada conforme decisão judicial, de acordo com progressão de regime prevista na Recomendação 62, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada em março de 2020 para adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo.

“A Seapen (Secretaria da Administração Penitenciária) e a Susepe estão trabalhando conforme as orientações do Sistema de Justiça, em especial as resoluções do CNJ e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no cumprimento da lei penal”, destacou o secretário Cesar Faccioli, pontuando também que estão sendo considerados todos os cuidados sanitários recomendados pelos órgãos de saúde internacionais, nacionais e locais.

Local passará por higienização

Com o esvaziamento da casa prisional, o local passará por uma higienização rigorosa. O delegado Penitenciário da 1ª Região, Benhur Calderon, explicou que já foi aberto um processo de contratação emergencial de empresa para a realização desse trabalho. Calderon reconheceu a atuação dos agentes e da direção do IPSL. A situação, segundo ele, foi enfrentada “com responsabilidade e de acordo com todos os procedimentos técnicos”.