A mobilização de centrais sindicais contra as reformas da Previdência e Trabalhista causou transtornos para quem precisou do transporte público por ônibus e trem em Porto Alegre. No entanto, os bloqueios foram encerrados e a circulação tanto de coletivos quanto de composições da Trensurb é praticamente normal.
Em Porto Alegre, nenhuma garagem de ônibus está bloqueada. Porém, mais cedo, Carris; Sudeste; Estoril; Presidente Vargas e Trevo tiveram a saída de ônibus impedida por manifestantes ligados às centrais sindicais.
Ao contrário do que ocorreu há um mês, a Brigada Militar usou a Tropa de Choque da corporação para liberar as garagens das empresas. Desde 6h da manhã, os dois acessos da garagem da Carris estão liberados após confronto com manifestantes.
Trens liberados após negociação
A circulação de trens no eixo metropolitano ocorre normalmente nesta sexta-feira (30). Houve negociação entre a Brigada Militar e os manifestantes para a liberação da via férrea por volta das 6h da manhã.
Conforme a Trensurb, trens circulam até às 8h30 com intervalo de 7 minutos; a partir desse horário, o intervalo será de 15 minutos, voltando a ter escala menor de intervalos no horário de pico da tarde. Por falta de funcionários, as estações estão trabalhando com regime de passe livre.