ECONOMIA

Senado dos EUA aprova medida para anular tarifaço contra Brasil

Expectativa é que a medida seja barrada pelos deputados, de maioria republicana

Crédito: Ricardo Stuckert / PR
Crédito: Ricardo Stuckert / PR

O Senado dos Estados Unidos aprovou na noite de terça-feira (28) um projeto de lei que prevê a anulação das tarifas adicionais de até 50% contra produtos do Brasil.

A proposta segue agora para votação na Câmara dos Representantes.

Com 52 votos favoráveis, sendo cinco de republicanos, e 48 contrários, a expectativa é que a medida seja barrada pelos deputados, de maioria republicana.

Antes da votação, o senador democrata Tim Kaine, da Virgínia, um dos autores do texto, apontou o aumento nos preços para os americanos, citando o café como exemplo.

No último domingo (26), o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, revelou otimismo quanto à conclusão dos acordos em negociação com os EUA, após se reunir com seu homólogo americano, Donald Trump, na Malásia.

“Eu só quero dizer para a imprensa brasileira que estou convencido de que, em poucos dias, nós teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil”, afirmou o petista em Kuala Lumpur.

Na segunda (27), o chanceler Mauro Vieira e o representante de Comércio americano, Jamieson Greer, analisaram o “tarifaço” e outros temas da agenda bilateral entre os dois países.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.