Mais de 200 mil pessoas se reuniram na manhã deste sábado (26) na Praça São Pedro, no Vaticano, para prestar as últimas homenagens ao papa Francisco durante a Missa de Exéquias. A cerimônia teve a condução realizada pelo cardeal Giovanni Battista Re, com a participação de cerca de 250 cardeais, bispos e padres.
Durante a homilia, o cardeal destacou a proximidade de Francisco com as pessoas e seu amor profundo pela Igreja. De acordo com ele, a escolha do nome Francisco refletiu desde o início o estilo pastoral adotado pelo pontífice, inspirado no espírito de São Francisco de Assis.
O religioso lembrou a última aparição pública do papa, no domingo de Páscoa, quando, apesar dos graves problemas de saúde, Francisco abençoou os fiéis da sacada da Basílica de São Pedro. “Seguiu os passos do bom pastor até o fim de sua vida terrena”, pontuou o cardeal.
Ao final da celebração, ecoaram as palavras que Francisco costumava dizer: “Não se esqueçam de rezar por mim”. Agora, segundo a homilia, são os fiéis que pedem ao papa que interceda pela Igreja e pela humanidade.
Sepultamento ocorre na Basílica de Santa Maria Maior
Após a missa, o caixão de madeira e zinco contendo o corpo do pontífice foi trasladado para a Basílica de Santa Maria Maior. O sepultamento ocorreu às 13h30 (horário local).
A cerimônia de sepultamento, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, contou com a presença de familiares e religiosos. De acordo com o Vaticano, cerca de 150 mil pessoas acompanharam o cortejo pelas ruas de Roma.
O túmulo de Francisco, por escolha dele próprio, é simples, com apenas a inscrição “Franciscus” e uma cruz ao centro. A pedra utilizada foi extraída da região da Ligúria, na Itália, terra natal do bisavô do pontífice, Vincenzo Girolamo Sivori.
Nove dias de luto no Vaticano
Com o sepultamento, tem início o Novendiali, tradicional período de nove dias de luto e missas em sufrágio do papa. As celebrações eucarísticas ocorrerão até 4 de maio, sempre às 17h (horário local) na Basílica de São Pedro. Exceto no domingo (27), quando a Missa da Divina Misericórdia ocorre às 10h30.
O rito incluiu também a Última Commendatio e a Valedictio, despedidas solenes que encerraram oficialmente as exéquias.