GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Benjamin Netanyahu afirma que bombardeio de Trump contra usinas nucleares do Irã “vai mudar a história”

Premiê de Israel declarou que Estados Unidos agiram com força e negaram armas ao regime iraniano

Benjamin Netanyahu, primeiro ministro de Israel. Crédito: World Economic Forum / Manuel Lopez (arquivo)
Benjamin Netanyahu, primeiro ministro de Israel. Crédito: World Economic Forum / Manuel Lopez (arquivo)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (22) que o ataque conduzido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra as principais instalações nucleares do Irã “vai mudar a história”. A ofensiva, realizada no sábado (21), atingiu as usinas de Natanz, Fordow e Isfahan.

“A corajosa decisão de mirar instalações nucleares iranianas vai mudar a história. A América fez o que nenhum outro país na Terra poderia ter feito. A história vai lembrar que o presidente Trump agiu para negar as armas mais perigosas ao regime mais perigoso”, declarou Netanyahu, em pronunciamento divulgado em inglês.

Em sua fala, o chefe de governo israelense também reforçou a aliança com Washington. “O presidente Trump e eu sempre dissemos: ‘a paz através da força’. Primeiro vem a força, depois vem a paz. E hoje, o presidente Trump e os Estados Unidos agiram com muita força”, ressaltou.

A operação foi anunciada por Trump na noite de sábado, por meio de uma rede social. O republicano classificou o bombardeio como um “sucesso militar espetacular” e disse que os principais alvos do programa nuclear iraniano estão destruídos.

O Irã, por sua vez, afirmou que seguirá com o desenvolvimento de sua indústria nuclear e classificou os ataques como uma “violação bárbara do direito internacional”.