8 DE JANEIRO

Nova fase da Operação Lesa Pátria mira primo de filhos de Bolsonaro

Policiais federais cumprem medidas judiciais em relação a 12 investigados, sendo cinco prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão

A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta quarta-feira (25), a décima nona fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo da ação é identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília.

Segundo apuração da TV Globo, quatro mandados de prisão já foram cumpridos. Os alvos são José Carlos da Silva, de Cuiabá (MT); Luiz Antônio Villar de Sena, de Cuiabá (MT); Cézar Guimarães Galli Júnior, de Cuiabá (MT); Fabrício Cisneiros Colombo, de Cáceres (MT); e Walter Pereira, de Santos (SP).

Léo Índio, primo de três filhos de Bolsonaro – Foto: Redes Sociais/Reprodução

Um dos alvos de buscas é Léo Índio, primo de três filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. No dia dos atos, Índio publicou fotos em cima do Congresso Nacional e nas proximidades do STF (Supremo Tribunal Federal).

Antes, ele havia sido candidato à Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2022, sem ser eleito. Índio atuou também como assessor do senador por Roraima, Chico Rodrigues, que ficou mais conhecido em 2020 após ser flagrado com R$ 33 mil na cueca.

Nesta quarta-feira (25), policiais federais cumprem medidas judiciais em relação a 12 investigados, sendo cinco prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal). As medidas estão sendo cumpridas em Cuiabá e Cáceres, no Mato Grosso; Santos, em São Paulo; São Gonçalo, no Rio de Janeiro; e em Brasília.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos.

No dia 8 de janeiro, em Brasília, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.