INTERNACIONAL

Morre Miguel Uribe, senador colombiano baleado em comício

Senador conservador era pré-candidato à presidência da Colômbia

Foto: Senado Colombiano/ Divulgação
Foto: Senado Colombiano/ Divulgação

O senador conservador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, morreu na manhã desta segunda-feira (11).

Ele estava internado desde o último 7 de junho na Fundação Santa Fé, em Bogotá, após ter sido alvo de um atentado a bala durante um comício na capital do país.

A informação foi confirmada nas redes sociais por sua esposa, María Claudia Tarazona.

Uribe, de 39 anos, membro do partido de direita Centro Democrático, teve seu quadro agravado no sábado (9), após sofrer uma hemorragia.

“Sempre será o amor da minha vida. Obrigada por uma vida cheia de amor. Peço a Deus para que me mostre o caminho para viver sem você”, escreveu Tarazona na legenda de uma foto do casal no Instagram. “Descanse em paz, amor da minha vida. Eu cuidarei dos nossos filhos”, finalizou a esposa do político.

Em 7 de junho, Uribe foi atingido por dois tiros na cabeça e um na perna enquanto discursava em um comício em Bogotá. Ele precisou passar por diversas cirurgias e, em 1º de julho, sua irmã, María Carolina Hoyos, chegou a declarar que a evolução médica do senador era “milagrosa”.

Já em 14 de julho, a Fundação Santa Fé confirmou em comunicado que o estado de saúde do pré-candidato à presidência mantinha-se “favorável e estável”, após deixar de emitir notas sobre seu quadro por um período.

Até o momento, a polícia colombiana prendeu seis pessoas em razão do ataque contra Uribe, incluindo um adolescente de 15 anos, autor material do atentado. 

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, pediu justiça pela morte do político. “Os Estados Unidos se solidarizam com a família e com o povo colombiano, tanto no luto quanto na exigência de justiça para os responsáveis”, afirmou Rubio no X.