+Cultura

Montagem da Feira do Livro começa em Porto Alegre

A chuva que voltou à Capital gaúcha nesta segunda-feira (16) não atrapalhou os trabalhos de montagem das estruturas.

Montagem da Feira do Livro, em Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA

A montagem da Feira do Livro de Porto Alegre começou no sábado (14), em Porto Alegre. Dezenas de estandes já foram montados em alguns pontos do calçadão da rua dos Andradas e na área da Praça da Alfândega. A chuva que voltou à Capital gaúcha nesta segunda-feira (16) não atrapalhou os trabalhos.

O escritor e cineasta Tabajara Ruas é o patrono da 69ª edição da Feira do Livro, que acontecerá de 27 de outubro a 15 de novembro, terá 5 mil metros quadrados de lonas e cerca de 1 mil metros quadrados de estandes. Conforme a Câmara Rio-Grandense do Livro, serão 110 barracas de livreiros, editoras, institucionais e imprensa.

Entre os destaques desta edição da estão a escritora e médica psiquiatra Natalia Timerman. Também estarão presentes Clóvis de Barros Filho, escritor, professor, palestrante e jornalista; Nelson Motta, escritor, jornalista, compositor, roteirista e produtor musical; Sidarta Ribeiro, escritor, neurocientista, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Eduardo Spohr, escritor, jornalista e professor; Pedro Pacífico (@book.ster), advogado e escritor; Bela Gil, escritora, apresentadora e mestre em ciências gastronômicas e Miguel Nicolelis, escritor e neurocientista.

Um aspecto relevante da Feira deste ano será a discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente por meio de seminários. Um deles ocorrerá no dia 8 de novembro, a partir das 15h, no Auditório Barbosa Lessa, com o tema “A diversidade sustenta o futuro — Homenagem a Paulo Kageyama. Biodiversidade enquanto complexidade viva: enfrentando assimetrias no decênio decisivo”, com Luiz Marques, Raquel Kubeo, Leonardo Melgarejo e José Renato Barcelos. Na ocasião, será anunciado o lançamento do livro: Agrotóxicos – impactos sobre a saúde e o equilíbrio ecossistêmico, organizado por Cíntia Teresinha Burhalde Mua e Leonardo Melgarejo, com prefácio de Ingo Wolfgang Sarlet.