A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil.
A parlamentar estava foragida desde a condenação pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão por envolvimento no ataque hacker ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Zambelli teve a prisão cumprida por agentes da polícia italiana no apartamento onde estava hospedada na capital italiana. O nome da deputada constava na lista vermelha da Interpol, que reúne foragidos internacionais.
Antes de ir para a Itália, Zambelli havia passado pelos Estados Unidos.
A localização da parlamentar foi divulgada pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que afirmou nas redes sociais ter fornecido o endereço à polícia local. “Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu ele em sua conta no X (antigo Twitter).
O Ministério da Justiça brasileiro já havia solicitado formalmente a extradição da deputada. No entanto, até o momento, não há data definida para o retorno dela ao Brasil.
A condenação do STF refere-se ao caso da invasão ao sistema do CNJ, em que Carla Zambelli foi apontada como articuladora do acesso ilegal a dados e da divulgação de informações manipuladas para questionar o sistema judicial brasileiro.