Grande perigo

Três regiões do RS recebem alerta vermelho para chuvas intensas

O alerta vermelho aponta chuva persistente e com volumes maiores que 100 milímetros na área destacada no mapa.

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Três regiões gaúchas receberam um alerta vermelho para o risco de chuvas intensas e rajadas de vento entre esta quinta-feira (15) e a sexta-feira (16). O motivo é um sistema de baixa pressão atmosférica, que dará origem a um ciclone extratropical próximo da costa do Rio Grande do Sul.

A previsão indica que as chuvas vão ficar mais intensas a partir do final da tarde entre a região dos Vales, região metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Há risco de grandes volumes de chuva, provocando a cheia de arroios e rios, além de alagamentos em áreas urbanas. Também há possibilidade outros transtornos, como queda de árvores, de postes e interrupção na distribuição de energia elétrica.

A Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) adverte para possibilidade de enchente nos rios Caí e Sinos. Conforme o alerta do INMET, devido às condições meteorológicas adversas, há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”.

O modelo Cosmo, que é rodado pelo Instituto aponta que entre as 15h desta quinta-feira o mesmo horário de sexta-feira as precipitações acumuladas podem chegar a 200 milímetros em pontos do Litoral Norte; de 125 milímetros na região metropolitana e Vales dos Sinos e Paranhana e de 90 milímetros em alguns pontos da Serra. Além disso, as rajadas de vento podem alcançar os 100 quilômetros por hora.

Defesa Civil de Porto Alegre alerta para chuva intensa e rajadas de vento

As condições adversas prosseguem na sexta-feira, com possibilidade de mais volumes de chuva elevados. Os ventos vão continuar constantes e com rajadas em torno dos 70 aos 90 km/h, atingindo isoladamente os 100 km/h na Serra e Litoral Norte, favorecendo o mar agitado e com risco de ressaca. O tempo só deve melhorar no Rio Grande do Sul a partir do sábado (17).

Mais cedo, o instituto já havia emitido uma advertência laranja para a possibilidade de chuva forte em parte do RS. As regiões que receberam o aviso foram a Serra, parte do Noroeste, parte da Região Central, a Região Metropolitana, o Litoral Norte e a Costa Doce.