Nova frente fria avança e pode provocar temporais no Rio Grande do Sul

Ainda nesta segunda-feira (25), as nuvens carregadas chegam na Fronteira Oeste e parte da região da Campanha do Rio Grande do Sul.

O avanço de uma frente fria volta a instabilizar as condições de tempo no sul do Brasil. Ainda nesta segunda-feira (25), as nuvens carregadas chegam na Fronteira Oeste e parte da região da Campanha. E, na terça-feira (26), avançam para as demais regiões.

Nesta tarde, as áreas de instabilidade que estão sobre a Argentina e Uruguai. favorecerão a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados no Rio Grande do Sul.

Na terça-feira (26/11), com o avanço da frente fria, as chuvas serão mais intensas. De acordo com o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), as pancadas podem ser acompanhadas de descargas elétricas.

O CPTEC aponta possibilidade de acumulados de chuva em todo o RS. Também podem ocorrer rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo.

De acordo com a Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS), a chuva mais forte com potencial para temporais ocorre especialmente no oeste e noroeste gaúcho. Ao longo do dia a medida que as instabilidades se deslocam pelo Estado também tem chuva mas com temporais mais isolados.

A medida que ocorre a aproximação do sistema frontal, também se intensificarão os ventos na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, de acordo com o CPTEC.

Na quarta-feira tem chuva eventualmente forte entre o noroeste e nordeste gaúcho. Nas demais áreas as nuvens predominam mas com chuvas mais fracas e isoladas. E, na quinta-feira, o tempo volta a ficar mais firme pelo Estado com a entrada de uma nova massa de ar seco empurrada pelos ventos do quadrante sul.