TEMPORAIS DE JANEIRO

Porto Alegre: últimos dias para solicitar Saque Calamidade do FGTS

Moradores da Capital cujas casas foram afetadas e que têm saldo na conta do FGTS podem sacar até R$ 6,22 mil

Alagamento na região das Ilhas, Zona Sul (Vila dos Sargentos) e Zona Norte (Fiergs) em virtude - Foto: Cesar Lopes/PMPA
Alagamento na região das Ilhas, Zona Sul (Vila dos Sargentos) e Zona Norte (Fiergs) em virtude - Foto: Cesar Lopes/PMPA

Pessoas que tiveram danos estruturais em sua residência no temporal de 16 de janeiro deste ano em Porto Alegre têm até 18 de abril para solicitar, na Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Moradores da Capital cujas casas foram afetadas e que têm saldo na conta do FGTS podem sacar até R$ 6,22 mil.

Estão automaticamente habilitados a pedir o Saque Calamidade, diretamente na Caixa (via aplicativo do FGTS ou em agências do banco), os moradores de 76 bairros de 16 regiões do OP (Orçamento Participativo), que possuem IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) inferior a 0,9. 

Já os moradores da região Centro do OP (Orçamento Participativo), que inclui 18 bairros, precisam encaminhar a solicitação pelo 156 da prefeitura, com no mínimo dez dias úteis antes do prazo final do dia 18. Se a solicitação na prefeitura for aprovada, a pessoa encaminha o pedido de saque na Caixa, que é responsável pelo pagamento. 

A listagem dos bairros da região do OP Centro inclui Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana.

Como fazer

Por telefone, basta ligar para 156, digitar a opção 9 (demais serviços) e informar os dados solicitados. A prefeitura aceita também pedidos pelo e-mail [email protected] ou pelo chat do 156, no site 156web.procempa.com.br/.

A Caixa está disponibilizando o Saque Calamidade do FGTS em virtude dos decretos de nível 1 e 2 de situação de emergência emitidos pela gestão municipal. O governo do Estado Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do governo federal homologaram estas solicitações.

Mais informações aqui.