REGIÃO METROPOLITANA

Hospital em Canoas retoma consultas eletivas e mutirões de exames

Hospital Nossa Senhora das Graças volta a oferecer 100% das vagas em consultas e exames eletivos, incluindo atendimentos oncológicos.

Fachada do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas
Crédito: Renan Caumo / Prefeitura de Canoas

O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, anunciou que ampliou, a partir desta segunda-feira (5), a oferta de vagas para consultas ambulatoriais eletivas. A ampliação dos leitos tem como objetivo desafogar a emergência e melhorar a acomodação dos pacientes que aguardam internação.

A ampliação da oferta ocorre após reformas estruturais na unidade hospitalar, que permitiram a reabertura de cinco quartos que estavam bloqueados. A medida aumenta em 24 o número de leitos disponíveis no hospital.

A administração tem expectativa de retomar os mutirões de exames voltados a pacientes oncológicos e de outras especialidades.

Conforme a diretora-geral do HNSG, Daniela de Oliveira, a prioridade é agilizar os atendimentos para pacientes oncológicos e com quadro clínico urgente. “A nossa meta é reduzir as filas de espera e garantir a realização rápida de cirurgias quando indicadas”, afirmou.

Gestão da saúde municipal apoia retomada

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde de Canoas) confirmou a retomada dos serviços. Para o secretário Eduardo Bermudez, a atual gestão do HNSG tem promovido avanços na segurança assistencial. “Com as mudanças, prevê-se uma ampliação dos resultados da gestão e na segurança assistencial dos usuários”, afirma o secretário.

Canoas, o maior município em número de habitantes da região metropolitana de Porto Alegre, enfrenta – há muitos anos – uma crise na área da saúde. Há problemas de gestão nos hospitais geridos pelo município, piorada com a perda da operacionalidade do HPS (Hospital de Pronto-Socorro), atingido pela enchente de 2024.