RECONSTRUÇÃO

HPSC, em Canoas, recebe doação R$ 1,2 milhão de farmacêutica

Os valores doados pela farmacêutica vão ser utilizados na reconstrução áreas essenciais do HPSC de Canoas, atingido pela enchente.

Hospital de Pronto Socorro de Canoas ficou submerso na enchente de 2024.
Hospital de Pronto Socorro de Canoas ficou submerso na enchente de 2024. Crédito: reprodução de vídeo / TV Globo

O HPSC (Pronto Socorro de Canoas) é o único hospital de alta complexidade que ainda não conseguiu retomar suas operações no RS após as enchentes de maio de 2024. O equipamento público, localizado no bairro Mathias Velho, em Canoas, atende cerca de 5 mil pessoas por mês.

O HPSC é referência em serviços de alta complexidade para 102 municípios do Rio Grande do Sul. O local é, portanto, vital para não sobrecarregar o sistema de saúde em todos os 34 municípios região metropolitana e cidades próximas.

Para ajudar na reconstrução da unidade, a Boehringer Ingelheim, anunciou hoje uma doação. A farmacêutica, que é uma das principais empresas do setor no mundo, vai transferir R$ 1,2 milhão para ajudar na reconstrução da unidade.

Os valores vão ser utilizados em áreas essenciais do hospital. Dentre elas, a Farmácia, o Serviço de Atenção ao Usuário, a Nutrição Clínica, uma Sala Cirúrgica e o Núcleo Interno de Regulação.

A presidente da farmacêutica Boehringer Ingelheim no Brasil, Andrea Sambati, reforçou o compromisso da empresa com a saúde pública.

“Sabemos da importância do Hospital de Pronto Socorro de Canoas para a população que é atendida pelo Sistema Único de Saúde. Nosso objetivo é gerar um impacto social positivo, contribuindo para o futuro da saúde na região. Esperamos que essa contribuição inspire outras empresas e indústrias a se unirem a nós nessa causa”, diz a executiva.

“Juntos, podemos reconstruir este hospital para que ele volte a operar plenamente o quanto antes, garantindo acesso à saúde para as comunidades mais vulneráveis”, aponta Andrea.

Mais doações são necessárias

Conforme o diretor Administrativo do IAHCS (Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde), Marcelo Elisio Oliveira, o apoio contínuo do setor privado segue muito importante.

“A contribuição da Boehringer Ingelheim é fundamental para que possamos restaurar áreas vitais do hospital e retomar os atendimentos com a qualidade que a população merece. Contudo, o desafio é grande, e precisamos da colaboração de outras empresas para completar essa reconstrução o mais rápido possível”, ressaltou Silva.

Como colaborar

A sociedade civil e empresas podem contribuir com a reconstrução do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, fazendo uma doação por meio do canal oficial:

Pix: [email protected]

Dados bancários. Certifique-se de que os dados bancários estão corretos antes de confirmar a transferência:

  • Banrisul
  • Agência: 0871 (rua Quinze de Janeiro, 221)
  • Conta: 06.235913.3-8
  • Nome: Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).