O governador Eduardo Leite fez um alerta que a enchente que Porto Alegre vai enfrentar nos próximos dias será histórica. “Deve chegar a 4 metros e, dependendo da direção do vento, pode chegar a 4 metros e 20 [centímetros]”, afirmou durante coletiva com a presença do presidente Lula em Santa Maria, na região Central.
“E essa projeção pode ser pior ainda”, prosseguiu. “Amanhã [sexta-feira, 3], o Guaíba pode chegar a 4 metros. Em novembro do ano passado foram 3 metros e 46 centímetros de altura. E já foi a pior cheia desde 1941. Será algo gravíssimo”, apontou.
Leite também afirmou que a situação será grave em toda a bacia dos rios que passam pela região metropolitana, como o Sinos e Gravataí, por exemplo.
O nível do Guaíba já atingiu 2,96 metros ao meio-dia desta quinta-feira (2). A tendência é que, até o fim do dia, supere os 3,46 metros da marca da cheia de novembro de 2023.
Se a projeção apresentada por Leite se confirmar, Porto Alegre vai viver a segunda pior enchente da sua história. A maior de todas foi a de 1941, quando a cheia atingiu 4,75 metros no Cais Mauá, no Centro Histórico.