O Senado Federal aprovou, por 58 votos a 18, a indicação do advogado Cristiano Zanin para o STF (Supremo Tribunal Federal). Mais cedo, ele participou de uma sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), onde foi aprovado por 21 votos favoráveis a 5.
Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, formado em direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) em 1999, é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Foi advogado do presidente Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo STF.
O advogado vai substituir Ricardo Lewandowski, que se aposentou após completar 75 anos, a idade limite para um ministro da corte. Eram necessários 41 dos 81 votos para que ele assuma a vaga.
Na terça-feira (20), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) leu a mensagem encaminhada pelo presidente Lula. O texto formaliza a indicação do advogado à vaga no Supremo. O relatório correspondente já havia sido lido por Vital do Rêgo na semana passada. Seu parecer foi favorável à indicação.