APÓS A ENCHENTE DE 2024

Praia das Pombas reabre após sete meses fechada

Reabertura da Praia das Pombas, no Parque Estadual de Itapuã, está prevista para quinta-feira (26), com limite de 350 visitantes por dia.

Praia tranquila com areia dourada e vegetação ao fundo, destacando a beleza natural da paisagem à beira do lago sob um céu azul.
Localizado em Viamão, local é uma das Unidades de Conservação de Proteção Integral do Rio Grande do Sul - Crédito: Caroline Rodrigues/Ascom Sema

Rio Grande do Sul - A Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) anunciou a reabertura da Praia das Pombas, localizada no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, para esta quinta-feira (26). Após sete meses de fechamento devido às enchentes de maio, a praia volta a receber visitantes com capacidade limitada a 350 pessoas por dia.

Durante o período de fechamento, a Sema promoveu uma série de reformas e melhorias nas estruturas do parque. Passaram por restauração as bancadas de concreto, os telhados e houve construção de muretas. Na Praia das Pombas, das 48 churrasqueiras disponíveis, 46 receberam reestruturação para uso do público, de acordo com a Sema.

Os ingressos poderão ser adquiridos diretamente no Centro de Visitantes, que também passou por melhorias. O valor é de R$ 22,70 por pessoa, com meia-entrada a R$ 11,35. Crianças menores de dois anos têm entrada gratuita.

A praia está classificada como própria para banho, conforme o último boletim de Balneabilidade divulgado pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). O Parque Estadual de Itapuã funciona de quinta a domingo, das 9h às 17h. A Praia das Pombas deverá receber visitantes até o final do verão.

A retomada das atividades na unidade de conservação marca uma nova etapa para o turismo na região, garantindo aos visitantes um espaço revitalizado e pronto para o veraneio.