O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) divulgou, na manhã desta sexta-feira (6), o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2024/2025. O relatório não recomenda o banho no Guaíba nos pontos 1 e 2 de Belém Novo (confira os pontos de coleta no mapa abaixo). Confira aqui a íntegra do documento.
Assim, a análise indica quatro pontos próprios para banho no Guaíba. São eles: os locais três no bairro Lami e um no Belém Novo (Ponto 3). A coleta ocorreu entre 6 de novembro e 4 de dezembro.
Sendo assim, o levantamento consiste na análise da água captada em seis pontos do Guaíba. A divulgação ocorre tradicionalmente entre os meses de dezembro e março. Ele segue parâmetros da resolução nº 274/2000 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
Parâmetros
Dessa forma, o Conama determina que, para um ponto ser próprio para banho, ele precisa apresentar concentrar, nas últimas cinco amostras, concentração inferior a 800NMP/100mL da bactéria Escherichia coli. Além disso, é fundamental que, na última amostra, o valor não tenha ultrapassado a marca de 2000 NMP/100 mL. Já o valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.
A Escherichia coli coloniza o intestino humano poucas horas após o nascimento. Em seguida, ela permanece como comensal durante toda a vida. Mas estas bactérias podem causar doenças no intestino (como as diarreias), e fora dele (como a infecção urinária).
Pontos de coleta – Belém Novo
- 1 – Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus;
- 2 – Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só;
- 3 – Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça.
Pontos de coleta – Lami
- 1 – Acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas;
- 2 – Acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas;
- 3 – Avenida Beira Rio, em frente ao nº 510.