
A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) divulgou nesta sexta-feira (9) o quinto boletim do programa Balneabilidade 2025/2026. O relatório reúne coletas feitas entre 5 e 6 de janeiro e aponta sete pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul, entre rios, lagoas e áreas da Lagoa dos Patos.
No Litoral Norte, todos os pontos analisados estão próprios para banho nesta semana. Ao todo, 89 pontos estão próprios para banho em um universo de 96 locais analisados.
Alerta para cianobactérias em Osório
Um dos destaques do boletim é a Lagoa do Peixoto, em Osório, classificada como imprópria por apresentar alto índice de cianobactérias: 116.576 células por mililitro, acima do limite de 50.000. A Fepam alerta que os organismos identificados (Microcystis sp. e Dolichospermum sp.) podem produzir microcistinas, substâncias associadas a intoxicações em exposição aguda ou prolongada.
Pontos impróprios para banho no Boletim 5
- Cerrito — Balneário Cerrito (Rio Piratini)
- Osório — Lagoa do Peixoto
- Pedro Osório — Balneário Pedro Osório (Rio Piratini)
- Pelotas — Totó
- Pelotas — Valverde (Av. Sen. Joaquim A. Assumpção)
- Pelotas — Valverde (Trapiche)
- Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso (Rio Piratini)
Fiscalizações após pontos impróprios em Capão da Canoa
Após o boletim anterior apontar cinco locais impróprios no Litoral Norte — todos em Capão da Canoa — técnicos da fiscalização da Fepam realizaram coleta e verificação em sete pontos próximos, sendo cinco em Capão da Canoa, um em Arroio do Sal e um em Xangri-lá.
A apuração incluiu amostras em saídas de redes de drenagem pluvial direcionadas à faixa de areia, para identificar possível contaminação por esgoto a partir de lançamentos irregulares nas galerias. Caso seja confirmada a contaminação, as prefeituras devem ser acionadas para esclarecimentos sobre a rede de coleta e esgotamento sanitário.
Recomendações aos banhistas
A Fepam orienta:
- Entrar na água apenas em locais classificados como próprios;
- Evitar banho nas 24 horas após chuvas intensas, em cheias de rios ou próximo a canais pluviais e saídas de córregos;
- Não tomar banho em locais com concentração visível de algas;
- Redobrar o cuidado com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.