CUIDADO COM A VISÃO

Campanha alerta para riscos do uso de óculos falsificados

Ação busca promover conscientização sobre a importância do uso de óculos com proteção UV e o combate à pirataria no RS.

Óculos de sol escuros em foco, destacando suas lentes reflexivas e design moderno.
Imagem de Андрей por Pixabay

Rio Grande do Sul - A temporada de verão, sinônimo de lazer e descanso, também exige atenção especial com a saúde, especialmente dos olhos. Uma campanha recém-lançada busca orientar para os riscos de usar óculos escuros sem procedência.

Conforme a presidente da Ajorsul, Andrea Rocho Neumann, os óculos falsificados representam sérios riscos à saúde ocular. “Esses produtos frequentemente não oferecem a proteção necessária contra os raios UV, aumentando o risco de danos irreparáveis aos olhos. Além disso, a pirataria prejudica a economia legal e afeta marcas e profissionais do setor”, alerta.

Para combater a venda de óculos solares falsificados, o Sindióptica-RS, em parceria com a Ajorsul (Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul), lançou a campanha “Verão com Mais Saúde e Proteção”, que acontece em Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral Norte.

Materiais informativos e blitz nas praias

A campanha inclui a distribuição de materiais informativos, como cartazes, folders, leques e protetores de para-brisa, em estabelecimentos ópticos, postos de saúde e hospitais. Durante o fim de semana, uma blitz de conscientização ocorreu em praias do Litoral Norte, com entrega de materiais diretamente aos banhistas.

Além de alertar para os riscos dos óculos sem procedência, a ação incentiva hábitos saudáveis, como a realização de exames visuais periódicos e o uso de óculos com proteção UV.

A iniciativa tem promoção do Sindióptica-RS, em parceria com Fecomércio-RS, Sesc, Senac, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Ajorsul.