Começou a funcionar nesta segunda-feira (20) um segundo hospital de campanha em Porto Alegre. A estrutura, que conta com consultórios, oito leitos de maior complexidade, com eletrocardiograma. Também há dois leitos com respiradores, tem capacidade para atender até 300 pessoas por dia.
O Exército Brasileiro instalou o hospital montado ao lado do Pronto Atendimento da Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre.
Conforme o tenente coronel médico Maurício Specterow, a estrutura veio de Recife (PE), a partir do Comando Militar do Nordeste. Dez profissionais de saúde do quadro militar compõem a equipe, sendo sete de Bagé e três de Recife.
“De acordo com a avaliação médica, os pacientes podem ser liberados ou, conforme a necessidade, utilizar um dos leitos da sala amarela ou vermelha, para casos mais graves”, explica o tenente.
O acesso é por livre demanda, sem agendamento, das 8h às 20h, nos sete dias da semana. A estrutura foi aprovada por Adriana Rocha, 49 anos, e a mãe Marilene Lopes, 64, que buscaram consulta médica nesta manhã. “Achei a iniciativa ótima, pois os serviços de saúde estão cheios e isso dá um reforço no atendimento”, diz Adriana.
O coordenador municipal de Urgências da SMS, Paulo Bobek, reforça que a ideia é não apenas dar suporte ao atendimento dos abrigados da enchente. A estrutura é para dar conta da própria expansão de atendimentos da Operação Inverno.
“Pela sazonalidade, acabamos atendendo mais pessoas com doenças respiratórias, além de doenças de veiculação hídrica, como hepatite A, leptospirose e até o risco de tétano em quem se feriu na fuga da enchente”, afirma.
Unidade na zona norte
O primeiro hospital de campanha funciona desde o dia 13 de maio. A unidade está em um terreno anexo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Moacyr Scliar, na Zona Norte. O serviço opera 24 horas por dia, sete dias por semana.
A unidade conta com recursos humanos do Grupo Hospitalar Conceição e voluntários da Força Nacional do SUS. O local tem capacidade de atender mais de 200 pessoas por dia.