IMUNIZAÇÃO

Saúde distribui 65 mil doses contra a covid-19 e 900 mil contra a gripe

Vacinas da Pfizer e Moderna contra covid-19 foram repassadas para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde do RS. Gripe também tem reforço.

Foto: Tony Capellão/ Prefeitura de Canoas
Foto: Tony Capellão/ Prefeitura de Canoas

Rio Grande do Sul - O governo do Rio Grande do Sul, por meio da SES (Secretaria Estadual da Saúde), iniciou nesta semana a distribuição de 65 mil doses de vacinas contra a covid-19 e 903 mil doses contra a gripe (influenza) para todas as 18 CRSs (Coordenadorias Regionais de Saúde). As regionais são responsáveis por repassar as vacinas aos municípios de suas áreas de abrangência.

As doses contra a covid-19 incluem 22.695 da fabricante Moderna e 42.230 da Pfizer Baby, esta última direcionada a crianças entre seis meses e cinco anos de idade. As entregas reforçam a imunização de rotina e de grupos com maior risco de complicações.

Além das crianças, também devem manter o esquema de vacinação os idosos com 60 anos ou mais, com uma dose a cada seis meses, e as gestantes, com uma dose a cada gestação. A vacinação, portanto, pode ocorrer em conjunto com a da gripe.

Calendário inclui rotina e grupos especiais

Conforme a SES, a estratégia de imunização considera dois perfis: vacinação de rotina e vacinação especial. Para crianças de seis meses a menores de cinco anos, o esquema prevê duas doses com a vacina Moderna, com intervalo de quatro semanas entre elas, ou três doses com a vacina Pfizer, sendo a segunda dose após quatro semanas e a terceira oito semanas após a segunda.

Grupos especiais, como pessoas com deficiência, trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas com comorbidades, devem tomar uma dose anual. Já imunocomprometidos devem seguir com três doses como esquema primário e duas doses anuais, com intervalo de seis meses entre elas.

Porto Alegre recebe 9 mil doses

A capital Porto Alegre recebeu 9.340 doses, sendo 1.340 da vacina Moderna e 8.000 da Pfizer Baby. Entre as demais regionais, o maior lote de doses da Pfizer Baby teve como destino a 18ª CRS (sede em Osório), com 6.300 doses.

Já a 1ª CRS, com sede em Porto Alegre e abrangência sobre a Região Metropolitana, recebeu o maior volume total de vacinas: 15.360 doses.

Vacinação contra a gripe ampliada

Simultaneamente, a SES iniciou a distribuição de 903 mil doses da vacina contra a gripe para as regionais de saúde. A vacinação pode ocorrer concomitantemente com a dose contra a covid-19, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A imunização contra a gripe é voltada prioritariamente para públicos vulneráveis. Dentre eles, idosos, gestantes, crianças, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas e outros grupos definidos no calendário nacional.

A SES reforça que a vacinação é a principal forma de prevenir complicações graves associadas tanto ao coronavírus quanto à influenza, especialmente nos períodos de maior circulação viral.