Durante a gravidez, as necessidades nutricionais aumentam para sustentar o crescimento e desenvolvimento do bebê. Por isso, é preciso que a mulher tenha uma alimentação variada e equilibrada. O cardápio alimentar deve conter proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.
“Fontes de proteína magra, como carne, peixe, ovos, laticínios com baixo teor de gordura e leguminosas devem ser incluídas regularmente na dieta. Já os carboidratos são uma fonte importante de energia, algo vital durante a gravidez, pois o corpo realiza funções extras. As melhores opções são grãos integrais, arroz integral, quinoa, batata doce e legumes”, explica a nutricionista Jussara Pessôa.
No caso das gorduras saudáveis, a especialista indica salmão, sardinha, nozes, sementes de chia, linhaça e abacate. Também é necessário ingerir fontes de ácido fólico, ferro, cálcio, ômega-3, zinco e vitaminas A, C e D.
Outro detalhe importante que as grávidas devem lembrar é a questão da hidratação, bebendo bastante água ao longo do dia. A desidratação pode causar complicações, como constipação e contrações prematuras.
“Como cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes, é recomendado estruturar o cardápio alimentar junto a um nutricionista especializado na área de saúde materna. Seguindo as orientações, a mãe cuidará dela e do bebê”, finaliza Jussara.