SUPERLOTAÇÃO NA SAÚDE

Emergência do Hospital da PUCRS opera com 420% da capacidade

Atendimento está restrito a casos de risco de vida devido ao excesso de pacientes.

Hospital São Lucas da PUCRS (av. Ipiranga, 6690 - Partenon). Emergência SUS - Foto: Hospital São Lucas PUCRS/DivulgaçãoPMPA
Hospital São Lucas da PUCRS (av. Ipiranga, 6690 - Partenon). Emergência SUS - Foto: Hospital São Lucas PUCRS/DivulgaçãoPMPA

Porto Alegre e Rio Grande do Sul - A Emergência SUS do Hospital São Lucas da PUC-RS, em Porto Alegre, enfrenta superlotação. A Instituição registrou 420% de sua capacidade nesta segunda-feira (17), às 14h30.

O Hospital São Lucas diz que está atendendo somente casos em que há risco de vida. O objetivo é preservar a segurança dos pacientes em atendimento, uma vez que a emergência extrapolou todos os limites de ocupação.

“Solicitamos a compreensão da população e orientamos que busquem outros serviços de emergência da Capital ou, em casos mais simples, se dirijam às Unidades Básicas de Saúde ou de UPA (Unidade de Pronto Atendimento)“, diz o comunicado.

Emergência estava fechada em parte de janeiro

A emergência do Hospital São Lucas estava fechada para reformas desde 2 de janeiro. A instituição justificou as obras em função de danos causados por eventos climáticos ao longo de 2024.

As obras no piso da emergência SUS do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, acabaram no dia 18 de janeiro. A reabertura ao público ocorreu no dia 20.