Canoas reabre UPA e unidade de saúde após enchente

Foto: Guilherme Pereira/ Prefeitura de Canoas
Foto: Guilherme Pereira/ Prefeitura de Canoas

O município de Canoas segue tentando retomar serviços públicos essenciais após a enchente que destruiu o lado oeste da cidade há um mês. Uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e um posto de saúde foram reabertos.

A partir desta segunda-feira (3), as equipes da UPA Mathias Velho – que ficava localizada na rua Caçapava – irão atuar na sede da Farmácia da Prefeitura (Serviço de Atendimento Especializado). O endereço é rua Brasil, 448, no Centro.

Os serviços de pronto atendimento de casos de média complexidade serão feitos no novo local, que terá funcionamento 24h. Conforme a Prefeitura, até a quinta-feira (6), as equipes terão o apoio dos profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, que atuavam na Unidade de Saúde Guajuviras.

“A retomada desse serviço representa um grande reforço para os atendimentos de saúde na cidade. Com a enchente, tivemos três das nossas quatro UPAs atingidas. Conseguimos inaugurar a nova UPA Niterói e, agora, pudemos viabilizar a retomada da unidade da Mathias Velho, neste novo espaço”, destacou o secretário de Saúde, Mauro Sparta.

Ainda de acordo com a Prefeitura, também será retomada, nesta segunda-feira (3), a Unidade de Saúde São Luís, com atendimento das 8h às 17h.

Canoas perdeu três das quadro unidades de pronto-atendimento: UPA do Idoso, UPA Rio Branco e UPA Mathias Velho.

Ao todo, o município está com 11 unidades de saúde abertas, três UPAs, quatro hospitais de campanha, o Hospital Universitário e o Nossa Senhora das Graças. Para suprir a demanda, duas UPAs foram abertas: no bairro Niterói, na rua Primeiro de Maio, 534, e a que passa a operar no Centro.

Novo Hospital de Campanha

Após limpeza na área da Unidade de Saúde Cerne, o Exército fez a implantação de um Hospital de Campanha no local. A estrutura presta atendimentos médicos e odontológicos para a população, com livre demanda.