BLOG DE TURISMO

Visitação Gratuita no Palácio Piratini Reabre com Relíquias Históricas  

Palácio Piratini (Foto: Felipe Dalla/Valle Palácio Piratini)
Palácio Piratini (Foto: Felipe Dalla/Valle Palácio Piratini)

Neste final de semana, o coração do Rio Grande do Sul bate mais forte com a reabertura do Palácio Piratini para visitação pública. Nos dias 17 e 18 de agosto, em meio às comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, os visitantes terão a oportunidade de explorar esse ícone histórico. O horário do passeio é das 10h às 18h, é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, ou seja, é só chegar com o documento de identidade.

Um Passeio pela História

Após as enchentes de maio, esta será a primeira vez que o público poderá visitar o Palácio Piratini. O passeio é um convite para uma jornada livre por áreas emblemáticas, como os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini, a antessala do Gabinete do Governador e os majestosos vestíbulos.

Relíquias e Artefatos

Entre as preciosidades que aguardam os visitantes, estão móveis gaúchos do início do século XX e os impressionantes murais de Aldo Locatelli, pintados na década de 1950. Do lado de fora, relíquias automobilísticas como o Ford modelo T, carinhosamente apelidado de “Ford Bigode”, e o Stutz Car, estarão em exposição, relembrando os tempos de Borges de Medeiros e Flores da Cunha.

Destaque: Tapeçaria Rheingantz

Um dos destaques imperdíveis é a Tapeçaria Rheingantz, exposta pela primeira vez após um minucioso processo de restauro que durou 18 meses. Esta peça rara, produzida na década de 1930 pela extinta Rheingantz, de Rio Grande, conta uma parte essencial da história da industrialização no sul do Brasil.

Exposição “Donas da História”

Para aqueles que apreciam arte e história, a exposição “Donas da História” também estará acessível, apresentando fotografias de lideranças comunitárias de Porto Alegre, reinterpretadas por artistas por meio de colagens digitais. A curadoria fica por conta da historiadora da arte Izis Abreu, que escolheu a dedo as obras expostas no vestíbulo dos salões nobres.

Serviço:

Data: 17 e 18 de agosto

Horário: Das 10h às 18h

Entrada: Gratuita (apresentação de documento de identidade)

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.