Uma pesquisa sobre o impacto dos eventos climáticos causados no setor de Turismo do Rio Grande do Sul está sendo realizada pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Os resultados preliminares mostram que 62% dos eventos turísticos programados até o final do ano foram afetados pela crise. O estudo, voltado para os gestores municipais de turismo, inclui uma amostra de 458 respostas, até o momento.
Os dados indicam que pelo menos 67% dos atrativos privados e 53% das atrações públicas voltadas para o turismo sofreram danos. Além disso, 82% das empresas do setor reduziram ou paralisaram suas operações, devido a acessos comprometidos (28% dos casos) e prejuízos em instalações físicas (25%), entre outros problemas.
A pesquisa também busca estimar o impacto financeiro nos atrativos turísticos afetados, o tempo de recuperação dos municípios e as necessidades imediatas das localidades.
O mapeamento e diagnóstico do impacto no setor turístico são essenciais para que os órgãos governamentais compreendam a dimensão dos danos. Com os resultados definitivos da pesquisa, será possível identificar as ações necessárias para revitalizar o setor turístico no Rio Grande do Sul.
Quer ficar por dentro das notícias de turismo acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.