BLOG DE TURISMO

Turismo de Experiência é preferência de 90% dos Viajantes

Turismo de Experiência (Foto: Sem Roteiro)
Turismo de Experiência (Foto: Sem Roteiro)

Viajar é mais do que simplesmente mudar de lugar, é colecionar vivências inesquecíveis. Para quase 90% dos turistas brasileiros, essas experiências são a maior motivação para embarcar em uma nova aventura. Seja sozinho ou em família, 63% dos brasileiros têm uma preferência clara: passear a pé pelas cidades visitadas. Essa atividade simples e envolvente se destaca como a principal maneira de explorar novos destinos.

O contato com a natureza e o ecoturismo também estão no topo da lista de interesses, atraindo 57% dos viajantes. Além disso, momentos de relaxamento são procurados por quase 70% dos turistas, conforme revela uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o TRVL LAB, laboratório de inteligência de mercado em viagens.

Crescimento do Turismo de Experiência

O estudo mostra que os brasileiros estão alinhados com uma tendência global crescente: o turismo de experiência. Essa modalidade, impulsionada pelo isolamento social durante a pandemia, foca em vivências enriquecedoras que permitem aproveitar o melhor de cada destino. Essa abordagem tem se tornado um fator crucial na escolha de locais para visitar.

Impacto Econômico

O turismo de experiência é responsável por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor. Estudos do Sebrae indicam que o ecoturismo é oferecido por 66% das empresas do setor. Esse segmento, que cresce 30% ao ano, já representa 9% do PIB nacional, evidenciando seu impacto significativo na economia.

Planejamento e Preferências

A pesquisa também revelou que 32% dos entrevistados gastaram mais de R$ 5 mil em sua última viagem, com sete em cada dez usando cartão de crédito ou débito para as compras. Além disso, quase 30% planejaram e reservaram suas experiências com um mês ou mais de antecedência. O Instagram foi a plataforma preferida por 77% dos viajantes para descobrir novas atrações.

Outro dado interessante é que 56% dos entrevistados utilizaram sites e aplicativos de agências de viagens para comprar ou reservar suas atividades, destacando a importância das plataformas digitais no planejamento das viagens.

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.