BLOG DE TURISMO

Conheça 7 Sítios Arqueológicos pelo Brasil

Sítio Arqueológico São João Batista (RS) (Foto: Prefeitura de Entre Ijuís)
Sítio Arqueológico São João Batista (RS) (Foto: Prefeitura de Entre Ijuís)

Os sítios arqueológicos são lugares fascinantes onde encontramos vestígios de atividades humanas antigas, como pinturas rupestres, construções, túmulos e artefatos. Esses locais representam momentos históricos valiosos e ajudam a contar a história da nossa região.

Desde a criação do Iphan, a proteção desses bens arqueológicos é uma prioridade. Reconhecidos pela Constituição Federal de 1988 como parte do Patrimônio Cultural Brasileiro, esses locais são protegidos e considerados bens patrimoniais da União. Cada sítio arqueológico tem proteção legal e deve ser cadastrado no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA).

Porém, nem todo lugar com vestígios históricos pode ser registrado como sítio arqueológico. Somente aqueles com relevância científica para a compreensão da história humana são considerados. Você já visitou algum? Confira a seguir alguns dos sítios mais impressionantes do país que você pode explorar:

1.    Parque Nacional Serra da Capivara (PI)

Localizado em São Raimundo Nonato, no Piauí, este parque é um dos maiores complexos de arte rupestre do mundo. Com mais de 7.000 pinturas datadas de até 11.000 anos, o parque retrata cenas da vida cotidiana antiga, como caça, pesca, coleta de frutos, além de figuras míticas.

2.    Parque Nacional do Catimbau (PE)

Segundo maior parque arqueológico do Brasil, situado em Pernambuco, o Catimbau reúne 30 sítios arqueológicos. Suas pinturas rupestres variam em técnicas e estilos, tornando-o um local único para os amantes da arqueologia.

3.    Parque Arqueológico do Solstício (AP)

Em Calçoene, Amapá, este parque se destaca pelo círculo megalítico composto por 127 rochas dispostas em formato circular. Estima-se que esse monumento tenha entre 500 e 2.000 anos, além de abrigar pinturas rupestres.

4.    Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG)

No norte de Minas Gerais, este parque inclui os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões. É um sítio arqueológico importante, com pinturas rupestres, sítios funerários e sambaquis que mostram cenas da vida cotidiana e figuras míticas.

5.    Sítio Arqueológico Pedra Pintada (RO)

Localizado em Pacaraima, Roraima, este sítio apresenta pinturas rupestres, cerâmicas, ferramentas pré-históricas e cavernas funerárias. Embora esteja em uma área particular, é aberto à visitação.

6.    Sítio Arqueológico São João Batista (RS)

No município de Entre-Ijuís, Rio Grande do Sul, este sítio preserva ruínas das missões jesuítas, incluindo estruturas de um cemitério, igreja, colégio, estradas e barragens históricas.

7.    Sítio Arqueológico do Marajó (PA)

Na Ilha de Marajó, em Salvaterra, Pará, este sítio contém sambaquis e sítios funerários pré-coloniais. Os sambaquis são montes de conchas usados para fins funerários, construídos por povos antigos.

Explore e Encante-se

Viajar pelo Brasil é uma oportunidade única de mergulhar na nossa história e cultura. Esses sítios arqueológicos não são apenas locais de visitação, mas verdadeiros museus a céu aberto que nos conectam com o passado.

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.