O Projeto Iconicidades tem como objetivo tornar as cidades gaúchas mais empreendedoras, inovadoras e criativas e estimular a retomada e a revitalização de espaços arquitetônicos para estabelecimento de novos negócios.
Na primeira fase, cinco cidades foram contempladas: Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo. Confira o que será revitalizado em cada uma delas:
PELOTAS | Antiga Sede do Banco do Brasil
Restauro completo da antiga sede do Banco do Brasil, prédio tombado pelo Iphan, onde o plano prevê a utilização do espaço como Centro de Gastronomia.
RIO GRANDE | Ecoparque Turístico Molhes da Barra
Qualificação e preservação paisagística de zona de proteção ambiental para a criação do Ecoparque Turístico Molhes da Barra, dotando o espaço de infraestrutura voltada ao turismo, com opções gastronômicas, mirantes de observação, locais de desenvolvimento de atividades esportivas, educativas e de preservação do ambiente.
SANTA MARIA | Clube dos Ferroviários: Centro de Inovação e Economia Criativa
Requalificação do antigo Clube dos Ferroviários, por meio da recomposição do prédio, tombado pelo Iphae, restauro de elementos tombados e novas edificações anexas.
CACHOEIRINHA | Complexo Casa de Cultura
Requalificação da Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez, que prevê melhoria dos espaços da edificação histórica, haverá novas edificações além de melhoria das avenidas Beira-Rio e General Flores da Cunha, no trecho junto à casa.
SÃO LEOPOLDO | Complexo Casa da Feitoria/Museu do Imigrante
Criação de um Complexo Cultural com a reconstrução do setor que ruiu e o restauro do espaço da Casa da Feitoria/Museu do Imigrante, que é tombada pelo Iphae, construção de edificação anexa, tratamento paisagístico e planejamento de um futuro parque que será inserido o conjunto.
Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.