BLOG DE TURISMO

Museu Histórico das Missões: Marco Cultural em Santo Ângelo

Uma imersão na Cultura Missioneira

Inauguração do Museu Histórico das Missões, em Santo Ângelo (Foto: Mauricio Tonetto/Secom)
Inauguração do Museu Histórico das Missões, em Santo Ângelo (Foto: Mauricio Tonetto/Secom)

Santo Ângelo, no coração das Missões Jesuíticas, celebrou na última sexta-feira (5) a inauguração do Museu Histórico das Missões. O novo espaço promete ser um ponto central de preservação e divulgação da rica história e cultura da região, além de contribuir para o turismo.

Um Tesouro Cultural

O Museu Histórico das Missões oferece uma imersão completa na arte sacra missioneira e na história das Missões Jesuíticas. Entre suas principais atrações, destacam-se o Memorial Étnico-Cultural, o Memorial do Gabinete do Prefeito/Intendência e a Galeria dos Grandes Personagens das Missões.

Além disso, o museu conta com salas dedicadas à formação de público e educação patrimonial, que utilizarão materiais audiovisuais para enriquecer a experiência dos visitantes. Outro destaque é o Centro de Pesquisa Missioneira e o Arquivo Histórico Augusto César Pereira dos Santos, ambos focados em preservar a memória artística e o legado histórico da região.

Imersão audiovisual no Museu Histórico das Missões (Foto: Mauricio Tonetto/Secom)

Um Prédio Histórico Revitalizado

O museu está instalado no antigo Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira, uma edificação histórica concluída em 1928. Ao longo de mais de nove décadas, o prédio abrigou a Intendência, a Prefeitura, o Fórum e diversas repartições federais e estaduais de Santo Ângelo. Tombado pela Lei Municipal 1.789, de 12 de abril de 1994, o edifício foi desocupado em fevereiro de 2022 para dar lugar ao novo museu.

Conectando Histórias

O Museu Histórico das Missões faz parte de um conjunto de locais e instituições que narram a história das Missões Jesuíticas Guaranis. Esses sítios arqueológicos, que se estendem pelo Brasil e Argentina, são remanescentes dos povoados criados durante a evangelização promovida pela Companhia de Jesus nos séculos XVII e XVIII. Desde dezembro de 1983, esses sítios são reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Entre eles, o sítio arqueológico de São Miguel das Missões se destaca como um dos mais importantes conjuntos históricos do Brasil.

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.