Questões climáticas são uma realidade cada vez mais presente. A vulnerabilidade de destinos turísticos e segmentos relacionados ao turismo é concreto. Por isso, setores envolvidos precisam estar preparados para agir, desde a prevenção de riscos até a gestão de crises e a diminuição de danos.
Para melhor preparar o setor de turismo diante de emergências climáticas que impactam diretamente o trade, o Ministério do Turismo, através da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Turismo (CNT), criou nesta quinta-feira (23) uma Subcâmara de Gestão de Crises e Desastres. Esta iniciativa surgiu devido à grave crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul, provocada pelas fortes chuvas do último mês.
O grupo inclui membros das câmaras de Segurança Turística e de Sustentabilidade e Ações Climáticas do Conselho. Eles desenvolverão um guia de ações que centraliza medidas de socorro ao setor, ajudando a minimizar os impactos de eventos climáticos extremos. O colegiado espera apresentar este trabalho no Salão Nacional do Turismo, que ocorrerá em agosto, no Rio de Janeiro.
Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.