BLOG DE TURISMO

Base Aérea de Canoas vai operar 24 horas por dia

Base Aérea de Canoas. Crédito: Esquadrão Pampa / FAB
Base Aérea de Canoas. Crédito: Esquadrão Pampa / FAB

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a Base Aérea de Canoas a operar 24 horas por dia. Essa mudança significativa promete transformar o cenário atual do transporte aéreo no Rio Grande do Sul, dobrando praticamente o número de voos comerciais semanais de 49 para 87.

Mais Voos, Mais Conexões

A partir de agora, entre pousos e decolagens, poderão ocorrer até 26 operações diárias. Com essa expansão, o fluxo de passageiros também deve aumentar consideravelmente, chegando a aproximadamente 35 mil pessoas por semana. A Anac, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, tem como objetivo reduzir os impactos causados pela suspensão das operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, desde 3 de maio.

Distribuição de Horários

Os novos horários de pousos e decolagens, foram distribuídos nesta quinta-feira (11). As operações adicionais estarão concentradas principalmente no período noturno, entre 21h e 7h30. Essa estratégia busca otimizar o uso da base e atender à crescente demanda.

Desafios Logísticos

Para que tudo funcione perfeitamente, alguns ajustes logísticos são necessários. A Anac estima que a nova operação comece entre 10 e 15 dias, dependendo da coordenação do transporte terrestre de passageiros e bagagens entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho e a base militar de Canoas. Além disso, as companhias aéreas precisam ajustar sua oferta de voos para atender à nova demanda.

Retomada das Atividades no Salgado Filho

Enquanto isso, a Fraport Brasil, concessionária do principal aeroporto do estado, anunciou que, a partir de segunda-feira (15), os embarques, desembarques e controles de segurança serão retomados no Salgado Filho. Desde 27 de maio, a base militar tem sido usada temporariamente para voos comerciais, enquanto o aeroporto principal se recupera dos danos causados por fortes temporais.

Impacto Positivo para a Região

Essa mudança não só beneficia os passageiros, proporcionando mais opções de voos e horários, mas também impulsiona e movimenta a economia local. A Base Aérea de Canoas, com sua nova operação 24 horas, promete ser um hub de conexões e um exemplo de resiliência e adaptação frente a adversidades.

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.