Na hora de preparar o feijão muita gente fica com dúvida: temperar antes ou depois, colocar de molho ou não, e a panela de pressão? Trouxemos então dicas para preparar aquele feijão de mãe:
Molho
A técnica não é um mito. Para que o feijão fique macio, é indicado que deixe os grãos de molho por, no mínimo, 12 horas. Além de proporcionar maciez, a ação permite eliminar os fatores antinutricionais presentes no alimento. Após o período de molho, o grão estará mole, tornando o cozimento mais rápido e eficiente. Uma atenção especial: é necessário trocar a água ao menos uma vez durante o remolho.
Cozimento
Por ser um grão duro, é recomendado usar uma panela de pressão. Para aquelas pessoas que possuem receio de usar o equipamento, existem no mercado opções elétricas, com função específica para o cozimento do feijão. Cubra os grãos com água e deixe na pressão de 10 a 15 minutos, de acordo com a quantidade que irá preparar. Dica da nutricionista: durante o cozimento, não utilize temperos. Dessa forma, é possível ajustar o sal e variar o sabor.
Temperos
Os indicados são folha de louro, cebola, alho, manjericão, coentro e pimenta-do-reino, lembrando que a guarnição pode ser incrementada de acordo com cada paladar. Páprica, açafrão, bacon, linguiça calabresa e cheiro-verde são alguns produtos que podem deixar os grãos mais encorpados e ricos em sabor.
Caldo grosso
Para deixar o caldo do feijão grosso, com características de restaurante, o segredo é usar o liquidificador. Após o cozimento dos grãos, retire pequenas porções e bata no equipamento. Em seguida, coloque novamente na panela onde o alimento está sendo temperado. Siga a receita normalmente com a inclusão dos temperos de preferência.
Confira mais dicas e receitas em nossa editoria especial de culinária, o Sem Receita?, acesse aqui.