
A Polícia Civil prendeu 10 pessoas e cumpriu 26 mandados durante a Operação Minerador, deflagrada nesta quarta-feira (19) pela Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) de São Leopoldo. A ação ocorreu em nove cidades da Região Metropolitana, do Litoral e do interior do Estado.
Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão em Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre, Palmares do Sul, Charqueadas, Montenegro e Canoas. Cinco dos alvos já estavam recolhidos ao sistema prisional.
A operação resultou na apreensão de três armas de fogo, munições, cocaína, maconha, dois veículos e R$ 26 mil em dinheiro.
Investigação começou em 2024
A Minerador é um desdobramento da Operação Liberdade, iniciada em 2024, que investigou o líder da organização criminosa. O suspeito, preso desde outubro de 2024, possui histórico de cinco homicídios qualificados, latrocínio e indiciamentos por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. O nome da operação faz referência ao apelido utilizado pelo investigado.
Segundo o delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, os alvos atuam nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de armas e organização criminosa. Conforme a investigação, o grupo controla pontos de venda de drogas nos bairros Pinheiros e Campestre, em São Leopoldo.
A Polícia Civil não divulgou os nomes dos presos.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.